Ao final da sessão ordinária do dia 02 de setembro de 2014, a tribuna livre foi ocupada por Jackson Franco de Oliveira – Graduado em Educação Física, Educador da Pastoral da Juventude de Colombo e que atualmente compõe a assessoria do Mandato Popular Participativo Vereador Anderson Prego. O assunto foi o dia do profissional de Educação Física, celebrado na data de 1º de setembro por conta da lei que regulamentou a profissão em 1998.

Confira alguns trechos sobre o assunto:

“O dia do profissional de Educação Física é comemorado no dia 1º de setembro por conta da Lei federal que regulamentou a profissão, criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Educação Física.

Vemos nesta data, que muitas cidades realizam eventos festivos com o intuito de comemorar o dia do profissional de Educação Física, mas não precisamos apenas de comemoração, que é sempre muito importante, mas é preciso também, aproveitar este momento e convidar a sociedade a refletir junto com a categoria profissional.

A lei foi criada e a profissão regulamentada em 1998, mas antes de tudo, precisamos olhar para todas as profissões a partir de sua relevância social. Todas elas: trabalhadores da limpeza e conservação, médicos, advogados, trabalhadores da construção civil, engenheiros, educadores, cientistas e muitos outros profissionais não existem apenas para ocupar vagas de emprego e servir como fonte de renda. Todos têm um propósito e só existem porque são importantes para o bem viver.

E a luta dos profissionais de Educação Física não é apenas por melhorias de salário. A busca por espaço e valorização no mercado de trabalho se dá pela importância em saúde pública e bem estar das pessoas que incide a prática regular de atividades físicas, devendo ser observadas também, condições que vão desde o atendimento básico à saúde, passa pelo sistema de educação, pela oferta de ambientes naturais e construídos voltados ao lazer e atividade física e leva em conta ainda, os parâmetros socioeconômicos da população.

A implantação ou melhoria do ambiente construído, composto por parques, praças e demais locais destinados à prática de atividades físicas, promove o decréscimo do sedentarismo na população local e favorece o envelhecimento ativo e mais saudável. Em virtude disso, as academias ao ar livre tem se tornado uma ótima opção de política pública.

Ainda tratando de espaços públicos destinados à prática de atividades físicas, é importante salientar que as juventudes procuram e necessitam de espaços em que se possam ser praticados esportes alternativos, como a prática do skate, patinação, ciclismo com obstáculos, dentre outros. É importante ressaltar ainda, que vários estudos apresentam como resultado, a preferência por espaços em que exista bastante área verde, bancos, iluminação e segurança.

Esta é uma oportunidade do poder público canalizar ações e políticas públicas que favoreçam a escuta da população sobre as necessidades e anseios para prática de atividades físicas em espaços públicos, para que possa desenvolver o planejamento de maneira que os ambientes ofertados contribuam para a interação social e cultural, abrindo espaços para as mais variadas práticas esportivas e de lazer, melhorando a qualidade de vida da população”.

 

04/09/2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *