Anderson Prego

Quem é Anderson Prego

Anderson Ferreira da Silva, mais conhecido por Anderson Prego é Colombense. Nascido a 09 de setembro de 1982, em Curitiba, porém sempre morou em Colombo. É filho de Elza da Paz Ferreira e de João Batista da Silva, tem dois irmãos mais velhos (Paulo e Eduardo) e um mais novo (João Pedro). Sempre estudou em Escolas e Universidade Pública. Cursou o Ensino Fundamental e Médio no Colégio Estadual Alfredo Chaves, no Alto da Cruz, bairro onde passou sua infância e reside até hoje. Graduou-se em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Especialista em Gestão pública e Políticas Públicas. Iniciou em 2002 a carreira na educação pública estadual como Funcionário de Escola, no extinto Paraná Educação. Prestou concurso Público e em 2006 iniciou sua carreira como Servidor Público Estadual atuando como Agente Educacional 2. Trabalhou por 7 anos no Colégio Estadual João Ribeiro de Camargo em Colombo e por 3 anos na Secretaria de Estado da Educação (SEED), como Técnico Administrativo no Grupo de Planejamento Setorial (GPS).

Foi Assessor da Pastoral da Juventude Colombo (PAJUPA) e Assessor da juventude na Arquidiocese de Curitiba representando a Pastoral da Juventude (PJ). Interessado pela temática de Fé e Política buscou se preparar para os desafios de construir um Mandato Popular e Participativo na Escola de Fé e Política disponibilizado para discípulos missionários, pela Paróquia Santa Terezinha de Lisieux.

Filiado ao PT, foi eleito vereador pela primeira vez em 2012, reelegendo-se em 2016. Anderson Prego, destaca-se pelo trabalho de legislador, considerado um dos vereadores mais atuante, transparente e propositivo do município de Colombo. Pauta seu mandato na atuação, coragem e na missão de levar as demandas da população até a gestão municipal. Realiza fiscalização da Prefeitura e do Legislativo Municipal, defende os projetos de leis que melhoram as condições de vida da população, combate a corrupção e a falta de transparência com muita firmeza e é sempre um canal de escuta e defesa da população colombense.

Seu mandato representa de toda a cidade de Colombo, e atua em todos os bairros. Luta pela garantia e ampliação de direitos. Em suas bandeiras de lutas está a defesa intransigente da democracia, dos excluídos da sociedade e dos empobrecidos; Combate ao racismo, machismo e toda a forma de preconceitos.

  • Elaborar as leis municipais;
  • Fiscalizar a administração do Prefeito e seus secretários;
  • Apresentar e defender projetos de interesse da população, tendo com primor a defesa dos mais pobres e excluídos;
  • Garantir a efetivação da transparência e da ética na Câmara Municipal;
  • Regulamentar os serviços da câmara;Mediar conflitos na sociedade;
  • Fortalecer e defender a vida;
  • Garantir um mandato democrático e com participação popular;
  • Fortalecer e defender as lutas dos movimentos populares.

  • Atuar na defesa de leis e políticas públicas que garantam os direitos e a participação das mulheres e idosos;
  • Trabalhar em favor de políticas públicas de juventude que venham a priorizar o acesso e participação de jovens;
  • Atuar na defesa e garantia de acesso à educação, à saúde pública, alimentação, ao trabalho, à moradia, lazer, segurança publica, proteção e assistência para todos e todas;
  • Defender a transparência em toda a gestão pública;
  • Atuar na defesa da prestação de contas dos vereadores;
  • Defender a aplicação no município da Lei 12.527 de 18 de novembro de 2011, intitulada Lei de Acesso à Informação Pública.