A convite do vereador Anderson Prego, o sr Adegmar José Silva, conhecido como Mestre Candieiro esteve presente na sessão ordinária da última terça-feira (27/11), na Câmara Municipal de Colombo, ocasião em que também recebeu votos de congratulações das mãos de Anderson Prego, pelo seu trabalho em defesa da população negra. Candieiro ocupa atualmente a função de Assessor de Política da Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Curitiba. Nesta ocasião, utilizou a tribuna livre para falar sobre as necessidades que o município de Colombo precisa superar para promover, de forma efetiva, as políticas de igualdade racial.
Candieiro iniciou sua fala dizendo que é sempre um grande desafio vir a Colombo para falar sobre políticas de igualdade racial, devido a pauta não parecer estar sendo respeitada em nosso município. Segundo ele, a pauta racial tem avançado pelo mundo todo e precisa avançar aqui também.
Apontou algumas necessidades técnicas para alcançar financiamento através de editais e convênios com o governo estadual, federal ou mesmo verbas internacionais, como as disponibilizadas pela ONU. Segundo ele, é necessário que o município tenha um órgão, com gestor nomeado e um conselho municipal instituído para que possa requerer tais recursos.
Ao final, disse que é necessário investir em pesquisas e redescobrir a história, resgatando as contribuições do povo negro na construção de Colombo e região metropolitana, a exemplo do que já vem acontecendo em outros locais.
O vereador Anderson Prego parabenizou Candieiro pela fala e apresentou alguns de seus projetos e requerimentos em favor das políticas de igualdade racial em Colombo. Dentre eles estão: a solicitação para nomeação de um gestor responsável por desenvolver estas políticas; a adesão ao programa Juventude Viva, que prioriza construções de cmeis, unidades de saúde e demais equipamentos públicos aos municípios que optam pela adesão; elaboração de projeto para captação de recursos para Colombo; proposição da criação do Memorial dos Imigrantes Negros e Negras; proposição da criação do Conselho Municipal de Igualdade Racial; Plano de prevenção à violência e extermínio da Juventude Negra; e o projeto de lei que institui o Dia Municipal da Mulher negra.
Confira mais proposições em: