O ano de 2008 por iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Ministério da Cultura, a capoeira foi reconhecida, como patrimônio cultural imaterial brasileiro e em 2014, foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Em Colombo, foi instituído o dia 14 de maio, para comemoração do Dia Municipal da Capoeira e Ofício dos Mestres. A oficialização desta data no município, foi uma solicitação da sociedade civil organizada, que teve como intermediador o Zelador Cultural Mestre Candiero.

Por muito tempo, as pessoas que praticam a capoeira foram perseguidas, inclusive ela já foi alvo de censura e sofreu até ser respeitada. Em 1890 o então presidente, Marechal Deodoro da Fonseca proibiu o jogo em todo o território nacional. A restrição teve fim apenas em 1937, quando Mestre Bimba – considerado um dos maiores capoeiristas por ter criado a Luta Regional Baiana – apresentou a capoeira a Getúlio Vargas e assim a proibição teve fim.

Parabéns para todos/as os/as capoeiristas de Colombo, Mestres, Mestrandos, professores, instrutores, graduados e alunos que seguem resistindo e passando de geração em geração essa arte que mistura dança, luta e música.

Ações do nosso mandato referentes à Capoeira

PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 1010/2021 – Ementa: Dispõe sobre a permissão para manifestações culturais nas ruas, praças e parques públicos de Colombo-Pr, conforme especifica.

540/2022 – Estudos para a adoção de medida necessária à realização de convênios visando a inclusão da atividade de artes marciais e capoeira nas unidades escolares da rede Pública Municipal de Educação.

928/2021 – Estudos para Implantação de capoeiródromo público no Parque Linear do Rio Palmital.

645/2019 – Solicita-se que seja realizado um Seminário Municipal com todos Grupos de Capoeira para Salvaguardar o ofício de Mestre da Capoeira e da Roda de Capoeira no âmbito municipal

643/2019 – Solicita-se a adoção de medidas para a construção do Plano municipal de Salvaguarda da Capoeira em Colombo

599/2019 – Estudos para viabilizar abertura de Edital de chamamento público para entes federados e organizações da sociedade civil, para execução de pesquisa, mapeamento e documentação da capoeira, na cidade de Colombo e Região Metropolitana de Curitiba, no estado do Paraná.

563/17 – Estudos para contratação de professor de Capoeira para ministrar aulas nos projetos Pró Criando no município de Colombo.

466/2015 – Estudos para inserção da capoeira como terapia e atividade física nos espaços destinados à pessoa idosa no Município de Colombo

718/2013 – Implantação de capoeiródromo público na região do Maracanã.

Ofício nº. 079/2023 – Solicita que seja realizada a construção de piso liso, (nos padrões de quadras de futebol de salão), com pintura de uma roda para a prática de capoeira na Praça localizada entre a Avenida Londres, a Rua Gustavo Kabitsckhe e a Rua Alfredo Gomes Cordeiro, no bairro Rio Verde.

Ofício nº 190/2022 – solicita que seja realizada a construção de piso liso, (nos padrões de quadras de futebol de salão), com pintura de uma roda para a prática de capoeira na Praça da Bíblia, no bairro Rio Verde.

Ofício nº. 133/2020 – Solicita esforços para a contratação de professores de capoeira que desenvolvem trabalho no município para que os mesmos possam ministrar aulas via internet.

#capoeira#capoeiramovies#capoeiragem#capoeirabrasil#capoeiralegadonegro#capoeiraregional#capoeiraangola#a#fitness#brasil#repost#berimbau#capoeirista#capoeiracorderosa#Tamojunto#AndersonPrego#vereador#colombo#vereadorPrego#EmDefesadoPovo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *