O Agosto lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulher, a qual foi instituída por meio da Lei Estadual nº4.969/2016, com a intenção de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
Apesar de parecer batido esse assunto, a questão da violência contra mulher ainda é uma realidade que precisar ser enfrentada com políticas públicas efetivas.
Os dados são alarmantes:
1 em cada 4 mulheres de 16 anos ou mais, foi vítima de algum tipo de violência nos últimos 12 meses no Brasil, totalizando 17 milhões de mulheres.
8 mulheres por minuto foram agredidas fisicamente na pandemia.
Quanto a autodeclaração das vítimas de agressão, 28,3% são pretas, 24,6% são pardas e 23,5% são brancas, ou seja, as mulheres negras sofrem mais violência ainda.
De cada 10 casos, 7 são cometidos por pessoas conhecidas das vítimas; a violência está dentro de casa.
Por isso é fundamental incentivar a campanha em nosso município. Nesse mês o conselho municipal dos direitos das mulheres de colombo e a coordenação de políticas de atenção à mulher promoverão atividades para conversar sobre o agosto lilás. Ações como essa são essenciais no enfrentamento da violência, pois possibilitam de modo educativo sensibilizar para o tema.
#suaatitudesalva#agostolilas#tamojunto#andersonprego#MandatoPopular#colombo#parana#RespeitoPrasMulheres#naoaviolenciadomestica#contraviolenciadomestica#violenciadomesticaécrime