O Dia do(da) Funcionário(a) de Escola foi instituído no Paraná em 2010, por meio da Lei 16.423, de autoria do deputado estadual Professor Lemos (PT), para lembrar seu papel como educadores, o que fora reconhecido um ano antes, em lei federal. A partir de 2009, os funcionários de escola, desde que cumpridos os requisitos de formação e habilitação, também passam a integrar uma das categorias profissionais dos educadores – juntamente com professores e especialistas em educação.
A mudança – fruto de lutas da categoria – foi consagrada na Lei 12.014/2009, que altera o artigo 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que caracterizou os profissionais da educação
Em Colombo, o vereador Anderson Prego protocolou, em 2016 a proposta de inclusão no calendário oficial do município, a data de 07 de agosto para celebração do Dia Municipal do funcionário de escola, em alusão a data de alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, quando foram integradas como trabalhadores (as) da Educação, as outras categorias envolvidas no trabalho do cotidiano escolar. O projeto, no entanto, aguarda parecer jurídico para seguir sua tramitação.