Em 1886, nos Estados Unidos, trabalhadores de diversas partes do país iniciaram uma série de manifestações e greves pedindo a redução da jornada de trabalho de 16 para 8 horas diárias. No dia 1º de maio daquele ano, uma grande manifestação em Chicago resultou na morte de vários manifestantes. Em homenagem a esses trabalhadores, a data passou a ser considerada o Dia Internacional do Trabalho.
No Brasil, o Dia do Trabalhador é feriado nacional desde 1925. Durante décadas, os trabalhadores brasileiros lutaram por seus direitos, como a jornada de trabalho de 8 horas, o direito à greve, o salário mínimo e a segurança no trabalho.
Um dos governos que mais valorizou a classe trabalhadora no Brasil foi o de Luiz Inácio Lula da Silva, que governou o país entre 2003 e 2010. Durante seu governo, foram criados programas como o Bolsa Família, que beneficiou milhões de famílias brasileiras em situação de pobreza, e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que gerou milhares de empregos na construção civil e em outros setores da economia.
Neste novo governo, o desafio é retomar a garantia de direitos e a valorização do salário mínimo. Se de um lado vemos grandes empresários enriquecendo às custas da fragilização das leis trabalhistas, ou mesmo situações de trabalho análogo à escravidão, do nosso lado, precisamos nos somar na luta de toda a classe trabalhadora, para que o ser humano seja valorizado, tenha salário digno e todos seus direitos garantidos!
01 de maio de 2023