A iniciativa encabeçada pelo Presidente da Comissão de Constituição e Justiça a Comissão (CCJ), Vereador Anderson Prego e pelo Presidente Comissão de Educação, Saúde e Bem estar Social, Professor Roger, reuniu os vereadores para somar forças em posicionamento contrário à redução da carga horária das disciplinas de Arte, Filosofia e Sociologia, na matriz curricular da educação pública do Paraná.
O assunto foi trazido à Câmara Municipal de Colombo pelo Coletivo de Humanidades do Paraná, discutido em Reunião Pública, pois a Secretaria de Estado da Educação (Seed), através da Instrução Normativa Conjunta nº 11/2020, promoveu de forma autoritária, sem discussão com a comunidade escolar e muito menos com os professores e professoras afetados, a redução de 50% das aulas das disciplinas acima citadas, o que precariza a educação pública paranaense. Durante a fala o Coletivo apresentou a trajetória das disciplinas de Artes, Filosofia e Sociologia na educação brasileira.
“É evidente que as disciplinas de Artes, Filosofia e Sociologia ajudam a ampliar o conhecimento intelectual dos nossos jovens, contribuindo e muito para a reflexão crítica, criatividade e para a formação cidadã. Sabemos que pessoas mais críticas, argumentativas, criativas e participativas são importantíssimas para o desenvolvimento não só de uma comunidade, mas da sociedade como um todo, afirma o vereador Anderson Prego.
A Moção de Apoio apresenta vários aspectos contrários a iniciativa do governo estadual, pois a redução da carga horária das disciplinas impacta negativamente no desenvolvimento do pensamento crítico e na capacidade de reflexão, bem como prejudicará estudantes da rede pública no processo seletivo para ingresso na universidade pública, bem como sua permanência no ensino superior, alem de, sobrecarregar professores, obrigando-os a assumir muitas escolas, turmas e, portanto, um número enorme de alunos.
A votação ocorreu na Sessão Ordinária do dia 30 de março e teve a aprovação de todos os vereadores presentes. Desta forma, o documento será encaminhado ao Coletivo Estadual de Humanidades, ao Governo do Estado do Paraná e à Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná.