Tramitou pela Câmara Municipal de Colombo, no mês de abril, uma Indicação Legislativa, de autoria do vereador Anderson Prego, solicitando que a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano e Habitação de Colombo, elabore um Plano Municipal de Reabilitação Urbana.
Nosso município apresenta alguns grandes centros, onde convergem trânsito de automóveis, ciclistas e pedestres e existe um adensamento de atividades produtiva, prestação de serviços, comerciais e de serviços públicos. Porém, estes mesmos centros apresentam uma série de conflitos, principalmente no que diz respeito à mobilidade e acessibilidade, uma vez que o trânsito é bastante conturbado.
O Plano Municipal de Reabilitação Urbana é uma estratégia de gestão urbana que, por meio de ações múltiplas e coordenadas, visa valorizar as potencialidades sociais, econômicas e funcionais, melhorando a qualidade de vida da população residente ou usuária e mantendo a identidade do lugar.
Pressupõe o estabelecimento de relações harmônicas entre usos existentes e novos, assegurando, ao mesmo tempo, e de maneira durável, a manutenção da estrutura urbana e a conservação das principais características das construções.
As ações coordenadas pelo poder público devem pressupor a negociação entre os diversos atores envolvidos (moradores, usuários, proprietários, investidores e poder público), bem como a participação de todos esses agentes.
Com vistas à resolução dos problemas urbanos de Colombo, é muito importante que sejam empenhados estudos a respeito da reabilitação urbana. É fundamental também, que este plano seja elaborado de forma Integrada e participativa com as organizações da sociedade civil, associações de moradores, comerciantes e população em geral, para que a cidade seja projetada em conjunto, aliando os diversos interesses da melhor maneira, estabelecendo objetivos a curto, médio e longo prazo, pensando a cidade ideal que queremos que Colombo se torne.