O vereador Anderson Prego se reuniu, na tarde última quarta-feira (30), com o presidente da APMC Sindicato, professor Claudinei Duarte de Lima, na sede da instituição, para tratar de assuntos referentes à educação municipal e condições de trabalho de servidores e servidoras municipais.
Dentre os assuntos da reunião, o início do ano letivo e os cuidados para o retorno com a devida segurança foi prioridade, pois neste momento tão delicado, em que estamos vendo os índices de contágio pela covid-19 voltarem a subir, é fundamental atentarmos para a saúde de nossas crianças, professores/as, funcionários/as e responsáveis. Alguns dados positivos são importantíssimos nesta situação, como por exemplo, a cobertura vacinal em adultos de 100% com a 1ª dose e 99,10% com a segunda. Já para a faixa etária infantil, vemos a vacinação avançando para crianças acima de 6 anos. Porém, é fundamental acompanharmos o cotidiano do retorno escolar, que deve ser com todas as medidas de segurança sanitária respeitadas, com o uso constante de álcool em gel nas mãos, utilização de máscara e cuidados com o distanciamento social, até que cheguemos em condições mais seguras para a convivência.
Também foram tratados na reunião: medidas que possam garantir a aplicação da Data Base 2022 ao funcionalismo público municipal; estudo sobre sobras e rateio do FUNDEB; reposição dos 4,52%, referentes ao pagamento retroativo de janeiro e junho de 2021; Piso Nacional do Magistério; descongelamento dos anuênios e progressões e pagamento retroativo; segurança e saúde dos/as trabalhadores/a; e outras ações.
O professor Claudinei destacou a importância da criação da CAN – Comissão Ampliada de Negociação, que tem por objetivo acompanhar as políticas municipais de educação, com prioridade no Plano Municipal de Educação, bem como promover formação sindical e estudos sobre o Plano de Cargos e Salários e sobre o Estatuto dos servidores municipais de Colombo.