Boletim Mensal – Janeiro de 2016

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Vereador Anderson Prego participa de Audiência Pública sobre o Plano de Saneamento Básico de Colombo

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”1480″ img_size=”full”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]O evento aconteceu no dia 22 de janeiro, nas dependências da Regional Maracanã e teve como objetivo apresentar a ampliação dos serviços de abastecimento de água e esgoto do município.
O vereador Anderson Prego apontou que fez um estudo prévio sobre o tema, investigando as demandas, avaliando as condições em que o município colombense se encontrava e apresentou, no dia 25 de março de 2014, uma indicação justamente sobre este assunto, solicitando a elaboração e implantação do Plano Municipal Participativo de Saneamento Básico no município de Colombo (ind. 199/2014).
O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Cezar Bittencourt abordou a importância da elaboração de políticas públicas sobre saneamento básico para o desenvolvimento do município e salientou que a sociedade deve ser orientada por meio da efetivação dessas políticas, pois dessa maneira será possível garantir a sustentabilidade ambiental, econômica e social.
Durante a audiência foram definidas as metas para os próximos anos: manter o fornecimento de água de maneira segura e contínua minimizando os casos de interrupção no abastecimento; implantar junto à sociedade Programas de Educação Socioambiental visando incentivar o uso racional da água; inserir um Programa de Conservação dos Mananciais de Abastecimento atuais e futuros; e universalizar o acesso da população ao sistema de Esgotamento Sanitário de forma adequada à saúde pública e à proteção do meio ambiente.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 – Casa Comum, Nossa Responsabilidade

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”1483″ img_size=”full”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]O Lema bíblico, apoiado em Amós 5,24, que diz: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, a Campanha da Fraternidade deste ano tem como objetivo principal chamar atenção para a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Marcio Pessati é nomeado novo superintendente Regional do trabalho do Pr

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”1484″ img_size=”full”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]Acompanhamos na manha de 20 de janeiro, a cerimônia de posse do Sr Márcio Pessatti como Superintendente Regional do Trabalho e Emprego do estado do Paraná.
A cerimônia aconteceu no auditório dos Correios e contou com a presença diversos representantes sindicais, de prefeitos, da vice prefeita de Curitiba, sra Mirian Gonçalves, vereadores, dos deputados estaduais Professor Lemos e Tadeu Veneri, da Senadora Gleisi Hoffman e do Ministro do Trabalho e Previdênica Social, sr Miguel Rossetto.
Em seu discurso, o ministro enfatizou os esforços da presidenta Dilma em manter os programas sociais e apontou expectativas de melhora das ofertas de emprego digno aos brasileiros e brasileiras.
O novo Superintendente agradeceu a presença de todos e todas e reiterou o compromisso que tem com as classes trabalhadoras, sindicais e empregadoras, afirmando que esta Superintendência abrirá espaço constante para o diálogo com todos os setores. Salientou também a importância que tem os programas do Governo Federal e a necessidade de aplicá-los corretamente, dando a atenção devida a todos os trabalhadores e trabalhadoras.
Pessatti falou também da importância que tem cada servidor que estará junto com ele nesta caminhada e afirmou que fará questão de resgatar o Conselho Gestor, para garantir o diálogo e a democracia dentro da Superintendência. Por fim, declarou que a luta pelo trabalho descente, o combate ao trabalho escravo e ao trabalho infantil serão eixos e prioridade.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Abertura do XII Congresso da APP Sindicato discute crises e lutas do Brasil em 2016

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Dois debatedores de peso foram convidados para fazer a análise de conjuntura internacional e nacional, na abertura do XII Congresso Estadual da APP-Sindicato, promovido em Foz do Iguaçu entre 26 e 28 de janeiro. O dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), João Pedro Stedile, e o representante da Central Sindical das Américas (CSA), Rafael Freire. Para ambos, a crise, iniciada em 2008, e aprofundada ainda mais nos dois últimos anos, não é apenas econômica, mas também política, social e ambiental. Os dois também compartilham o entendimento de que a atual crise será longa e exigirá, da classe trabalhadora, ainda mais união e resistência. Stedile destacou a importância dos(as) educadores(as) para o MST. “Muitos de vocês levam à frente nossas escolas nos acampamentos. Muitos nos ajudaram a fazer as ocupações e a luta contra o latifúndio. E foi com vocês que aprendemos, como MST, que mais do que a terra, só o conhecimento liberta verdadeiramente as pessoas. percebemos que tão importante quanto lutar por terra, é lutar pela educação. Por isso vocês são os nossos companheiros de luta pela reforma agrária”, reconheceu. Para Rafael Freire, o cenário é potencializado por uma impressão de caos imposta pelos setores conservadores, sobretudo, com o apoio da grande mídia, e destacou que esta situação não é exclusiva do Brasil, mas de todos os países da América Latina com governos progressistas. “Precisamos ter posições políticas articuladas, seja de partidos políticos ou dos movimentos socais”, alertou.
Marcio Pessati é nomeado novo superintendente Regional do trabalho do Pr
Abertura do XII Congresso da APP Sindicato discute crises e lutas do Brasil em 2016.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *