Aconteceu na tarde da última quarta-feira (22/01), em Brasília, a Reunião Ordinária do Comitê Interministerial da Política de Juventude (Coijuv). A reunião teve como pauta a continuidade do processo de construção do Plano Nacional de Juventude.
Ao todo, 14 ministérios debateram a estratégia de elaboração do Plano, que está previsto no Estatuto da Juventude, que se encontra na fase de regulamentação.
Na oportunidade foi feita a apresentação do diagnóstico sobre a juventude brasileira, realizado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), e da “Pesquisa Nacional sobre Perfil e Opinião dos Jovens brasileiros 2013”, organizada pela Secretaria Nacional de Juventude. Ao final do encontro, foi estabelecido o programa de trabalho e encaminhado o cronograma das próximas reuniões do Comitê.
Segundo a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, o objetivo dos trabalhos é elaborar um documento base, com participação social e aberto à contribuição da juventude, ainda neste semestre, que será o norteador do conteúdo do Plano. O Coijuv , que é coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, atua como facilitador do diálogo e da ação interministerial no âmbito das políticas que tratam de juventude, destacando-se com um espaço de articulação, acompanhamento e monitoramentos dessas políticas. Entre as atribuições do Comitê, destacam-se a regulamentação do Estatuto e do Sistema Nacional de Juventude e a elaboração do Plano Nacional de Juventude.
Estiveram presentes na reunião representantes da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República; do Ministério da Cultura; Educação; Saúde; Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Desenvolvimento Agrário; Trabalho e Emprego; Meio Ambiente; Justiça; Turismo; da Secretaria de Políticas e Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM);
23/01/2014