Logo pela manhã, ainda antes do nascer do sol, acompanhamos a movimentação das famílias na ocupação próxima ao Parque dos Lagos. A polícia chegou às 7:30 para garantir que os oficiais de justiça levassem o mandado de reintegração de posse. Um enorme contingente, famílias com nervos à flor da pele. Mas graças a Deus as negociações proporcionaram a desocupação de forma pacífica.
Cerca de 250 famílias ocupavam a área de manancial do Rio Palmital. Existem muitas crianças, mulheres gravidas e idosos.
Estivemos presentes para ajudar na negociação entre os cidadãos, a Prefeitura e a Policia Militar. Houve momentos conturbados e ao final as famílias foram levadas para alguns ginásios de esportes do município de Colombo. A prefeitura assumiu alguns compromissos, tais como:
– Garantir colocação das famílias nas unidades de Esportes próximas da região;
– Fazer o cadastramento de todas as pessoas presentes na ocupação;
– Buscar uma solução para a relocação dos cidadãos que estavam na ocupação.
No entanto, é lamentável ver como a Prefeitura de Colombo está cuidando da situação das pessoas que foram obrigadas a sair do local ocupado. Já tarde da noite, observa-se que a situação no ginásio do Rio Verde, para onde foram levadas parte daquela população não condiz ao acordo firmado pela manhã. A prefeitura Jogou as pessoas no ginásio, não garantiu a infraestrutura que havia prometido e já passava da meia noite e eles não tinham alimentação.
São 38 famílias que estão no Ginásio do Rio verde, não há colchões, cobertores e há no local 35 crianças.
Até o momento não se tem providências concretas para garantir o bem estar deste povo.
12/02/2014