Dia Mundial da Alimentação 2013 celebra
Sistemas alimentares sustentáveis
Plantio, colheita, processamento dos alimentos, transporte e comercialização. A comida que chega às casas de cada cidadão passa por diversas fases. De olho no impacto dos sistemas alimentares para o meio ambiente, o Dia Mundial da Alimentação 2013 tem como tema Sistemas alimentares sustentáveis para segurança alimentar e nutrição .
Comemorada todos os anos no dia 16 de outubro, dia da fundação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a data marca o debate de questões relacionadas à produção de alimentos e à consciência social sobre o problema da fome no mundo. O Dia Mundial da Alimentação faz um alerta à problemática da desnutrição no mundo e a necessidade de reforçar a cooperação econômica e técnica entre países em desenvolvimento.
Criada em 1945, a FAO atua como um fórum neutro, onde todos os países, desenvolvidos e em desenvolvimento se reúnem em pé de igualdade para negociar acordos, debater políticas e impulsionar iniciativas estratégicas. Atualmente a FAO tem 191 países membros, além da Comunidade Europeia. A sede central é em Roma, Itália, e a rede mundial compreende cinco escritórios regionais e 78 escritórios nacionais. Em 2012, o tema central do Dia Mundial da Alimentação foi “Cooperativas agrícolas – essenciais para alimentar o mundo”.
No Brasil, a FAO apóia várias ações de programas brasileiros, entre elas, o Programa Fome Zero, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS); o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); o Plano Nacional de Desenvolvimento da Pesca e Aqüicultura, em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura; o Programa Nacional de Alimentação Escolar, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Ministério da Educação (MEC); o Programa de Áreas Degradadas na Amazônia (Pradam), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e iniciativas regionais.
Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, o Conselho Nacional de Segurança Alimenta e Nutricional (Consea) produziu este Fala, Consea , que traz artigos, entrevistas e matérias sobre eventos relacionados ao Dia Mundial da Alimentação.
Fonte:

Informativo CONSEA NACIONAL
10/10/2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *