Na próxima semana, o congresso nacional definirá os rumos da Educação Pública no Brasil.
Está previsto que vá a plenário, para discussão e votação a partir da próxima segunda-feira, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 15/15) que trata do FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
Há uma enorme tentativa por parte da base governista no congresso, em redistribuir as fontes e recursos, retirando dinheiro da educação para realocação em outras áreas. Acontece que a manutenção da educação já está no seu limite! Ela deveria ter mais recursos, não retrocessos.
No município de Colombo, o Fundeb é a maior fonte de recursos da Eduação. O orçamento previsto para a Educação neste ano, por exemplo, é de R$170 milhões, dos quais R$113 milhões são do Fundeb.
É necessário e urgente que o Fundeb torne-se fundo permanente para garantia da Educação Pública, haja vista que o encerramento da atual forma de financiamento se encerra neste ano de 2020. Por isso, é preciso estarmos atentos(as), pressionar nossos deputados e deputadas federais e senadores e acompanhar suas atividades na semana que vem.
Reforçamos nossa defesa de uma Educação Pública, gratuita e de qualidade, pois só desta maneira poderemos construir uma nação forte, consciente e com respeito aos direitos fundamentais.
#Tamojunto
#VotaFundeb
#EducaçãoNãoÉmercadoria
#EscolaPúblicaEuDefendo