I CONFERÊNCIA TEMÁTICA DA SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA ESTADO DO PARANÁ

Vereador Anderson Prego e a Assessora Parlamentar Marici Seles, participam hoje dia 28/06/13 da primeira Confêrencia Temática da Saúde da População Negra. Segundo censo 2010 do Instituto de Pesquisa de Geografia e Estatística (IBGE) alguns dados estatísticos mostram o grande número que representa a população negra no País, entre 191 milhões de habitantes, a maioria é negra chegando a aproximadamente 97 milhões. E Conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômicas e aplicadas (IPEA)16,2 milhões de brasileiros vivem em situação de extrema pobreza, recebendo pouco mais de R$ 2,00 por dia e desse total de 70,8% são negros e negras e 50% tem menos de 19 anos. Os dados revelam que a uma parte da população não tem acesso a água potável e energia elétrica.

O Brasil reconhece o racismo como barreira importante ao gozo pleno do direito à saúde da população negra. O racismo esta vinculado não somente as grandes taxas de adoecimento e morte por causas evitáveis, mas também a maior carga de doenças e ao menor acesso às ações promoções, preparação, e recuperação em saúde.

Tendo em vista a necessidade de ampliar o debate sobre a temática e adquirir maior conhecimento o Mandato Popular Participo participou, desta primeira conferencia que visa tratar da saúde dos negros e negras com um estado de completo bem estar físico, mental e social.

Segundo Marici Sele a busca por equidade para quem esta em condições diferentes, deve ser tratada de forma prioritária, afim da diminuição da vulnerabilidade social, e é inegável que a população negra esta entre as mais excluídas e descriminadas no meio social. A busca por equidade, além de ser um dos princípios da saúde é também um principio do mandato popular participativo vereador Anderson prego.

29/06/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *