Moção de apoio a FAFEN é aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Colombo

O Plenário da Câmara dos Vereadores aprovou, na última terça-feira (30), a Moção de apoio de atuação junto ao Governo Federal para reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-PR) – Petrobrás e  contratação dos/as trabalhadores/as que foram demitidos/as.

 

A Moção alerta que município tem tomado algumas providências emergenciais, como a ampliação de leitos e números de respiradores para atendimento de pacientes na UPA Maracanã, bem como a contratação emergencial de empresa para fornecimento de cilindros de oxigênio. Não se pode descartar a possibilidade de falta de medicamentos, insumos diversos e até mesmo oxigênio para garantir a sobrevivência de nossa população.

Diante disto, a Câmara considera prudente que o prefeito de Colombo, sr Helder Luiz Lazarotto, o Governador do Estado do PR, Sr Carlos Massa e o  Presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, atuem em conjunto ao governo do estado do Paraná, para que a Fabrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-PR) – Petrobrás, situada no município de Araucária, possa ser operacionalizada e não falte oxigênio às vítimas da Covid-19. Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), com uma pequena adaptação, a unidade tem capacidade para produzir 30 mil metros cúbicos de oxigênio por hora, quantidade suficiente para abastecer 30 mil cilindros hospitalares pequenos.

Este é o momento para que os poderes públicos trabalhem ativamente em favor da coletividade e da Região Metropolitana de Curitiba de forma integrada. Além de salvar vidas, essa medida poderá garantir a recolocação do emprego e a garantia da subsistência de centenas de famílias da RMC, o que auxilia também na retomada da economia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *