Mulheres Negras em Pauta, Formação Política e Advocacy

Marici Seles, assessora legislativa do Mandato Popular Participativo vereador Anderson Prego, participou nos dias 14,15 e 16 de junho do I módulo do curso – Região Sul, promovido pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), em Porto Alegre com a temática “Mulheres em pauta formação política e Advocacy”. A assessora foi uma dentre as cinco mulheres que representavam o Paraná.

O curso teve como objetivo fomentar o empoderamento de mulheres negras jovens, através de formação política visando contribuir com a ampliação de sua participação em espaços de representação e decisão política, seja através do parlamento e/ou no monitoramento das políticas públicas com vistas ao efetivo enfrentamento das desigualdades de gênero e raça para a garantia dos direitos.

Possibilitou também ampla bagagem de conhecimento e troca de experiências, apresentou necessidade que se tem de uma participação ativa em projetos que promovem inclusão social, especificamente da mulher negra que já sofreu e continua sofrendo diversas formas de preconceito e exclusão, muitas vezes velados. Destaca que a nossa busca não é por igualdade e sim por equidade.

Diversas oficinas e palestra proporcionaram um espaço de aprendizado sobre o povo negro, uma etnia tão rica pela sua diversidade cultural e histórica.

A assessora ressalta que “Devemos exaltar as riquezas do povo negro, e sobrepor elas as grandes perdas históricas que o negro sofreu e ainda sofre sendo criminalizado, e discriminado pela cor de sua pele. A bandeira de luta por equidade sempre foi e sempre vai ser minha bandeira, e em especial a classe que sofre maior violência, sobre tudo a juventude negra, em especial as mulheres.”

17/06/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *