Professor de Educação Física para atuar nas etapas de Educação ofertadas pelo município de Colombo

O Mandato Popular Participativo Vereador Anderson Prego protocolou na manhã da última terça-feira (18 de fevereiro de 2014), sob o nº 007448/2014, a indicação solicitando estudos para que seja criado o cargo de professor de Educação Física para atuar nas etapas da Educação Básica ofertadas pelo município de Colombo.

De acordo com a justificativa da indicação, a LDB determina, em seu art. 26, § 3º, que a Educação Física é componente curricular obrigatório para toda a educação básica, com prática facultativa nos casos especificados. Essa mesma lei estabelece que o professor de Educação física possua graduação em instituição regulamentada que cumpra com as exigências do MEC. No entanto, na Educação infantil admite-se que profissionais com graduação de nível médio (magistério) possam ministrar aulas, inclusive as de Educação Física. Porém, deve-se levar em conta que ao permitir esta prática, desconsideram-se os componentes curriculares presentes na graduação de Educação Física que contemplam e aprofundam os estudos acerca da docência em educação infantil.

É preciso levar em conta que ofertar às crianças as mais variadas atividades físicas, aliadas a desafios e ludicidade, facilita os desenvolvimentos motor, cognitivo e psicossocial, formando assim adolescentes e jovens mais ativos, saudáveis e interessados pela qualidade de vida futura. Para tanto, a presença do profissional qualificado faz-se necessária para garantir que as atividades sejam bem planejadas, com dificuldades e progressões adequadas às idades e necessidades de cada criança.

21/02/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *