Testemunhos de Fé vistos pelo cinema

O projeto Testemunhos de Fé vistos pelo cinema é um projeto promovido por PUCPR e CEPAT/CJ-CIAS e tem o objetivo de proporcionar momentos de reflexão e debate nesta época de Páscoa. O ciclo contempla a mostra de filmes que abordam o posicionamento da Igreja Católica frente a ditadura militar, que neste ano completa 50 anos desde o golpe, em 1964.

O primeiro filme do ciclo, foi o documentário Ato de Fé, onde vários membros e ex-membros da Igreja Católica, juntamente com jornalisas e alguns outros envolvidos, relatam os momentos de tensão vividos na época e, principalmente, como os principais articuladores que lutavam contra a ditadura foram acolhidos pelos frades Dominicanos e também como foi planejada a execução de Carlos Marighela, um dos principais organizadores da resistência frente ao regime militar. O documentário trata ainda da manipulação feita pela imprensa com a finalidade de colocar os revolucionários contra os próprios Dominicanos, quando declaravam que Frei Tito e outros haviam traído seus companheiros, fornecendo informações para que Marighela fosse morto e outros companheiros, presos.

Após assistir ao documentário, o público ainda presenciou a fala do Pe Domenico Costella, o qual explicou alguns fatos ocorridos na época da ditatura brasileira, bem como a repercussão que ela teve ao redor do mundo. Tratou ainda, sempre referenciando documentos da Igreja, do posicionamento dos cristãos frente à busca por uma sociedade justa e fraterna. Na sequência foi aberto debate, aparecendo temas como a reedição da Marcha da Família com Deus, Comissão da verdade e Plano Condor.

 

Estão previstos mais três encontros, que acontecerão todos os sábados até o dia 12 de abril, sempre com início às 8h30.

24/03/2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *