Recebemos hoje pela manhã (13), as representantes da a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), Sras Ligia e Marrie.

Na ocasião, nos foi apresentado a ideia de implantar o serviço de interprete de Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS, nas reuniões e sessões da Câmara Municipal de Colombo. O idioma, utilizado por milhões de brasileiros, tanto surdos quanto ouvintes, foi reconhecido como meio legal de comunicação e expressão no país pela Lei nº 10.436/2002.

A iniciativa pode trazer mais transparência e acessibilidade para a população, revelando às pessoas com deficiência auditiva, o processo de debate e decisões dos vereadores e vereadora do poder legislativo. Vale destacar que no Paraná já existem importantes exemplos, como o Tribunal de Contas e a Assembleia legislativa, que implantaram o serviço.

Para nós, a implantação da acessibilidade é de extrema importância, uma vez que nosso município carece muito dessas políticas públicas. Apresentar os debates e decisões em tempo real, de forma participativa junto às pessoas com deficiência auditiva certamente representará um ganho em qualidade de vida para todos e todas, com mais exercício de empatia, de cidadania e com interação social.

#tamojunto

#libras#acessibilidade#mandatopopular#colombopr #2023

13 de fevereiro de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *