Vereador Anderson Prego propõe implantação do Plano de Segurança Hídrica de Colombo.

O vereador Anderson Prego apresentou na Câmara Municipal de Colombo, a indicação legislativa nº 1041/2021, solicitando a realização de estudos para elaboração e implantação de um Plano de Segurança Hídrica de Colombo.

A iniciativa é uma alternativa de enfrentamento à crise hídrica que assola o Estado, com mais gravidade na Região Metropolitana de Curitiba, que é afetada por racionamento na distribuição de água, ameaçando desta forma o abastecimento e a produção de energia não só no município de Colombo, como também em todo o Estado do Paraná.

O vereador entende que é preciso enfrentar o problema da falta de água e trabalhar para que os efeitos negativos da estiagem prolongada sejam minimizados, bem como articular o poder público no combate aos retrocessos ambientais em ações que visem a conservação ambiental, a preservação de nossos corpos hídricos, a recuperação de córregos, rios, aquíferos, abordando o problema com medidas de curto, médio e longo prazo, a fim de trazer maior preservação ambiental e segurança hídrica para o município e toda a população colombense.

É importante salientar ainda, que a causa ambiental é presença constante no mandato. Em 2013, Anderson Prego apresentou um Projeto de Lei que propõe o cadastramento e mapeamento das nascentes d’água nas áreas urbanas e rurais do município. O objetivo deste projeto foi criar um mecanismo de proteção das nascentes nos imóveis, garantindo assim, o direito ao meio ambiente equilibrado. Na proposta, além de mapear e cadastrar as nascentes, está contemplada a demarcação das respectivas faixas de preservação permanente, mata ciliar e outras, conforme prevê a Lei Federal Nº 12.651/2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *