Segundo o vereador o heliponto é uma área nivelada, geralmente situada no topo de uma edificação, utilizada unicamente para pousos e decolagens de helicópteros. Difere dos helipontos, uma vez que consistem unicamente em um ponto para operações de pouso e decolagem, sem a existência de espaços secundários, tais como áreas de reabastecimento, pátios de manobras e hangares para manutenção das aeronaves.

O estudo da viabilidade técnica e legal da instalação de uma base de operações de helicópteros justifica-se pelo grande índice de emergências que existe no pronto atendimento (PA) do alto maracanã, bem como servirá para ser utilizado à maternidade alto maracanã. Nos dois centros médicos há um grande índice de acidentes e/ou atendimentos pelas aeronaves do Samu ou da polícia rodoviária, necessidade de um espaço adequado para aterrissagem nas proximidades do PA alto Maracanã.

“Sempre que há uma emergência nos locais citados, nos deparamos com o helicóptero tendo que descer na rua que há em frente a estas unidades ou em um terreno baldio que existe ao lado do Pronto Atendimento. Não podemos deixar que ocorra um acidente para pensarmos em como resolver.” Afirmar o legislador

O hospital e maternidade alto maracanã é uma unidade de atendimento à saúde da mulher, que conta com 40 leitos para internamentos em regime de alojamento conjunto, sendo a única maternidade do município de Colombo. Diante da qualidade dos serviços prestados a unidade passou a atender gestantes residentes dos municípios vizinhos. O hospital maternidade alto maracanã tem por objetivo prestar atendimento humanizado e de qualidade, com ações que visam a incentivar o aleitamento materno.

O heliponto deve ser construído nas proximidades do PA Alto Maracanã situado, Rua São Pedro n° 855, bairro Alto da Cruz III. A área de pouso e decolagem de emergência para helicópteros construída sobre edificações, precisa cadastrada no comando aéreo regional respectivo, que poderá ser utilizada para pousos e decolagens de helicópteros, exclusivamente em casos de emergência ou de calamidade.

 

21/08/2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *